VIA
O álbum Via representa a Via de uma vida, de um percurso de existência de um ser. Do momento do seu nascimento, crescimento, amadurecimento até sua morte. Uma banda sonora de emoções onde os temas enquadram-se em nas diversas fases da vida emocional de alguém.
Via, mais que um percurso autobiográfico é também uma recolha de processos que o autor, compositor trabalhou quanto musicoterapeuta.
Constituído por 14 temas, com participações especiais de: Fernando Girão 2. Eternal Return, Teresa Lopes Alves: 8. Ignite, Myriam Madzalik: 9. Hill of Hope.
O álbum físico é composto no seu interior por 14 ilustrações de Inês Ferreira. Um trabalho singular e único inspirado no diagrama das 48 linhas emotivas de John Ormsbee Simonds. Baseadas nos estados de espírito de cada tema estas mini- obras representam visualmente a forma sonora de todo o álbum.
TESTEMUNHOS
"(…) it is really deep he has an amazing voice with soul that really touches your heart."
D. Malta
Heartland
"(…) É tocante mesmo. É que nos consegue invadir mesmo o coração, a mente..."
E. Oliveira
Heartland
"(…) Completamente fascinada por esta música maravilhosa. Toca o coração e a alma."
B. Sousa
Heartland
"(…) muito tempo que não se ouvia uma música para sentir. Esta é para sentir. Grata André."
V. Figueira
TimeDust
"(…) Música simplesmente EXCEPCIONAL!"
V. Serrazina
TimeDust
"(…) mais uma grande conquista para a nossa música, grande voz e excelente música, daquelas que ouvimos e ficam retidas dentro de nós."
R. Fontoura
To Myselftown
"(…) His voice is absurd ... like it’s not even real!"
BalconyTv LIVE – R. O’neil
TimeDust
"(…) I love Your voice andre!"
S. Mochizuki
Rise
"(…) mais uma grande conquista para a nossa música, grande voz e excelente música, daquelas que ouvimos e ficam retidas dentro de nós."
R. Fontoura
To Myselftown
"(…) His voice is absurd ... like it’s not even real!"
BalconyTv LIVE – R. O’neil
TimeDust
"(…) I love Your voice andre!"
S. Mochizuki
Rise
"(…) Che meraviglia! Non lo conosciamo qui in Italia. Questa canzone è una delle migliori che abbia mai sentito di un'opera d'arte."
A. Camicioli
Above the Sky I
"(…) ouvi pela 1ª vez o Pra Lá do Céu, não conhecia, e só conhecia o Heartland, e chorei imenso (…) passados uns meses tenho o coração desapegado de uma dor, de um luto que me consumiu durante 33 anos. Obrigada por fazeres desta Via uma via de ligação a quem amamos, e que estão sempre junto de nós. O VIA desde o Arrival, até ao Pra Lá do Céu II é sem dúvida um dos trabalhos mais lindos que já ouvi!"
F. Rosendo
Via
"(…) Numa das fases mais complicadas e frágeis da minha existência. A minha mãe que sofre de demência tinha sido internada (…). Nunca mais me esqueço da sensação de impotência e vazio de ausência. (…) Comecei a ouvir o álbum quando chegou a música “Pra lá do céu II“ fiquei com uma sensação de alívio tremenda! Tocou-me tanto mas tanto ... o que se sabe é que até hoje passaste a fazer parte da minha (nossa) vida diariamente !
Obrigada por seres tão sensível, tão bom, um excelente compositor, músico e cantor. Consegues tocar no ponto mais profundo de qualquer ser humano."
T. Silva
Via
"(…) Numa das alturas mais cinzentas da minha vida, tropecei no André, sem sequer o procurar.... A partir dai o Álbum VIA tem-me acompanhado nestes passinhos de bebé que estou a aprender a dar... surgiram medos, mas também esperança, estou a aprender que é sempre possível recomeçar..."
I. Santos
VIA
"(...) A minha mãe foi doente oncológica e foi há exactamente um ano que faleceu (…) ouvi pela primeira vez o VIA e o álbum me fez sentir e recordar momentos especiais.
Quando soube do concerto saberia que era ali que queria estar. A minha mãe era tudo para mim e voltei a tê-la por momentos.
O teu talento tem um poder enorme. É raro. Só posso dizer mais uma vez. Obrigado"
P. Santos
Concerto 2017 - Fábrica Braço de Prata
"Já ouvi por aqui, por aí e por lá muita coisa. Mas quase não me lembrava de ser surpreendido. Nunca tinha ido ao Braço de Prata… e achei simpático, eclético. Entre muitas salas gostei da energia da salsa, dos solos, do jazz... (…). Faltava a última sala… acessível… mas encoberta… completa. E depois não foi uma surpresa … aquilo que ali se passou naquela sala do Braço de Prata foi MAGIA. Nunca tinha ouvido falar do André ViaMonte e estava incrédulo com a tamanha magnitude da experiência que estava a viver. Não era o único (…). No final consegui comprar o álbum, tenho ficado no carro… até que a música acabe. Que privilégio! Grande de mais para permanecer egoísta. Vai acontecer!"
Concerto 2018 - Fábrica Braço de Prata
"Fiquei estupefacto! Ficámos até ao fim (...). Foi uma noite mágica! (…) Uma execução do outro mundo. As demais cordas estavam excelentes, a conjugação dos instrumentos com a voz do André era inacreditável. Tudo parecia tão fácil e tão natural, tudo fazia tanto sentido e ao mesmo tempo era belo. Sabendo que nunca tinha ouvido (…) era uma experiência gratificante de algo bonito, harmonioso e ao mesmo tempo único e, em certa medida, irrepetível. Parabéns!"