Depois de Gentle Dawn no 25 de Abril, ViaMonte estreia Leda Madrugada II a 10 de Junho

São ambas canções do mais recente álbum de André ViaMonte e ele quis estreá-las em duas datas marcantes na história e no imaginário português. No dia 25 de Abril, lançou em single e videoclipe Gentle Dawn, com a participação da cantora Beatriz Nunes e com o objectivo de assinalar o 25 de Abril com a ideia de que, “mais do que lembrar o passado, é importante resgatá-lo” criando “pontes emocionais entre gerações”. Agora, neste 10 de Junho, dia de Camões e das Comunidades, estreia o videoclipe de Leda Madrugada II, canção que no disco surge ligada tematicamente e sequencialmente a Gentle Dawn, e que é baseada num soneto de Luís de Camões que já inspirara uma canção a José Mário Branco, no início da década de 70: Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades. Nele, André ViaMonte resume a história do país à sua saudade. “Do mal ficam as mágoas na lembrança, E do bem (se algum houve) as saudades.” A coreografia do videoclipe conta com o bailarino Máximo Sequeira, a sublinhar, intencionalmente, que “a Liberdade é mais que um direito, reside na essência de todos os seres. No texto que acompanha a estreia, escreve-se, a justificar o tema: “Somos um legado histórico de trocas culturais. Somos o resultado de uma era global onde o ‘colonizador’ na verdade nunca foi mais que uma nação ‘colonizada’; ‘mesclada’ com legados históricos das suas comunidades.”

Nascido em 1983 na Suíça, em Zurique, filho de emigrantes, André ViaMonte viveu depois em Singen, uma cidade do Sul da Alemanha, crescendo a ouvir diferentes sonoridades e culturas musicais, do folclore português ao fado, à ópera, ao jazz, à bossa nova, até vozes búlgaras. Compôs cedo os seus primeiros temas, acabando por firmar aos 22 anos, e já em Portugal, um lugar na música, enquanto se formava em musicoterapia. Tem dois álbuns a solo: VIA (2016) e MONTE (2019). Em Maio de 2022 estreou a canção Deadfall, “contra a guerra ou todas as guerras que se possam perpetuar”, tal como em Maio de 2020 respondera à pandemia da covid-19 com a canção Aqui, feita num contexto “onde o medo tenta predominar devido a um vírus que invadiu o nosso quotidiano”, como disse na altura.

Texto: Nuno Pacheco (nuno.pacheco@publico.pt) – Jornal O Público

Link: https://www.publico.pt/2023/06/10/culturaipsilon/video/gentle-dawn-25-abril-viamonte-estreia-leda-madrugada-ii-10-junho-20230608-224058?fbclid=IwAR1JPj-FBHTJbbUzBivyahvT0Z80YAu0DaqAKPN3Y-5gRjDM_cmWGcmyoH8

André Viamonte e Mimicat durante a gravação de 'Agora é Hora', unidos pela causa da eliminação da violência contra as mulheres.

“Agora é Hora”: André Viamonte e Mimicat Unem-se pelo Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres

Capa ORENDA

Ocorre.pt: André Viamonte Apresenta “ORENDA” – Uma Plataforma Musical para a Expressão Emocional

13

ORENDA: Um Álbum que Une Música, Saúde e Harmonia

andre viamonte - janeiro

André Viamonte e Janeiro no Capitólio: Uma Noite de Emoção e Reflexão

André Viamonte em entrevista no programa da RTP 'Eu Só Sei Compor em Liberdade', transmitido a 10 de junho de 2020.

“Eu Só Sei Compor em Liberdade” – André Viamonte na RTP

André Viamonte no Bom Dia Portugal, apresentando o conceito do álbum ORENDA

Bom Dia Portugal: André Viamonte Apresenta “ORENDA”, Um Convite à Expressão Emocional

Capa ORENDA

INEews: André Viamonte Lança “ORENDA”, Um Álbum Transformador

André Viamonte e Kátia Guerreiro no videoclipe 'Terra Serena', parte do projeto ORENDA.

Público: André Viamonte e Kátia Guerreiro Unem Vozes em “ORENDA”

Capa ORENDA

Artigo Portal Público: André ViaMonte apresenta Orenda com um videoclipe gravado com Katia Guerreiro

Desfile Luzboa Collection de Nuno Gama no MAAT, Lisboa, a 23 de março de 2024, com participação de André Viamonte e banda da GNR.

Nuno Gama e André Viamonte no MAAT: Uma Celebração de Moda e Música

Andre viamonte uma noite assim 1

André Viamonte em “Uma Noite em Forma de Assim”

347264070_6318936274866843_5622914803319892406_n (1)

Concerto Viamonte 28 de Julho, 21h, Centro Cultural Olga Cadaval