ASSINAT2

DONATIVOS & FUNDOS

Os artistas indie (ou independentes) integram-se na indústria cultural, como os que não possuem contratos de distribuição com grandes empresas ('majors') e lançam os seus projetos de forma independente. Sendo independentes, toda a estrutura fica a cargo dos mesmo tornando-os completamente dependentes da sua arte e consequentemente do seu público.

Como apoiar a arte de artistas independentes sem apoios?

· Compre o seu álbum e o seu Merchandising!
100% dos lucros das vendas de produtos destes artistas são apoio directo à sua arte.

· Siga-os online! Facebook, Instagram, Spotify, Youtube…
Os números de media social ajudam os artistas a estabelecer a legitimidade, o que, por sua vez ajuda em tudo, desde a imprensa até reservas de tour.
O poder do Like e do bom comentário, seguido de uma boa partilha poderá trazer grandes retornos ao artista que apoia.

· “Já ouviram isto?”
O “palavra passa palavra” é a forma intemporal mais eficaz e humana de chegar e promover os artistas independentes. Artistas independentes contam com uma conexão pessoal com cada ouvinte. A melhor forma de sugerir o seu artista favorito é apresentar a sua arte aos seus amigos.

· Estabeleça Pontes & Contactos!
Existem várias formas de criar impacto, desde estabelecer contactos com programadores culturais locais que oiçam o material do seu artista em questão. Por outro lado, o contactar uma estação de rádio local e fazer a solicitação de um dos temas do mesmo já cria um certo impacto alguma exposição.

· "O Público é o verdadeiro mecenas!"
Os pontos anteriores não deixam de ser importantes e eficazes contudo poderão levar algum tempo a surtir efeito. De forma a ser atingível a arte de uma forma única e sem “poluição” muitas das vezes os artistas independentes assistem a sua música a ser obrigada a esperar e ás vezes chegam mesmo a desistir ou a parar para angariarem fundos suficientes (trabalhando em trabalhos temporários) de forma a conseguir realizar o que tem em mente.

A falta de verbas e apoios leva a menos tempo disponibilizado na sua arte e mais tempo estéril na angariação dos fundos, tornando todo o processo árduo, extenuante e moroso.

Fazer um donativo é uma forma de proteger o artista dando-lhe fundos onde o mesmo possa recorrer para a realização da sua arte.

Porque é importante apoiar a arte e artistas independentes?

Porque nem tudo o que nos dão é verdade e único!

É importante dar aos nossos o que é verdade e defender o que nos dignifica de forma a que estes artistas tenham mais ajuda para conseguir transformar este mundo e inspirando-o a ser melhor! andre ViaMonte

assinatura grey