Orenda

O álbum "ORENDA" foi um desejo que venho nutrindo há bastante tempo, e a oportunidade de dar-lhe vida surgiu a partir do trabalho artístico realizado na exposição "Inside Insight", da Clo Bourgard, na Fundação Champalimaud. Esta experiência foi o catalisador para a concretização deste projeto, cujo impacto é inspirado pela importância crescente da expressão das emoções na nossa saúde.

Muitas vezes, falta-nos o veículo ou a forma adequada para explorar essa expressão. “O R E N D A”nasceu exatamente dessa interconexão entre emoções, música e bem-estar, sustentado por princípios da psicologia, musicoterapia, filosofia hermética e Medicina Tradicional Chinesa.

Convido-vos a acompanhar essa jornada!

As Above I

Capítulo I, ou “Assim na Terra” é referente ao Yang (na filosofia taoísta, que representa o raciocínio e a consciência) e também ao consciente (na psicologia).
Aqui explora-se a ideia hermética do microcosmo, que considera o ser humano uma versão menor do universo, aplicando-lhe os mesmos princípios. Busca-se compreender as relações entre corpo, mente e espírito para alcançar harmonia.

Neste capítulo convida-se a uma viagem imersiva das várias abordagens dos vários géneros musicais (fado, ópera, metal, gospel e tribal) de cada emoção.
Estes intérpretes partilharam a sua intimidade, promovendo um maior entendimento e honestidade emocional. A obra convida o ouvinte a escutar essas partilhas emocionais, de forma a que ele possa identificar-se com o intérprete na sua expressão.

Core II

Core II refere-se ao Capítulo II e corresponde à importância do movimento dos órgãos.
Para isso temos de ir ao âmago, ao subconsciente (segundo a psicologia, a zona intermediária central entre o consciente e o inconsciente) e ao Jing (da filosofia taoísta a essência e a nossa energia vital).
Seguindo estes três conceitos, este capítulo é dedicado ao âmago da nossa essência, que muitas vezes não se permite mostrar ou visitar devido a bloqueios, impasses ou recalques subconscientes.

Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, quando os órgãos correspondentes a cada emoção mostram sinais de desequilíbrio, podem desencadear respostas emocionais negativas.
Assim, a melhor forma de alcançar o equilíbrio é iniciar o processo de expressão e movimento correspondente a cada emoção: carpir, chorar, gritar, cantar, rir.

MOTUS - Movimento

Neste Capítulo II sublinha-se o movimento e é reservado para a nossa expressão livre das emoções através de cinco instrumentais (que são a continuação dos temas do capítulo anterior). Aqui, o ouvinte é o protagonista, com um papel dinamizador e interventivo na sua essência, onde pode trabalhar, gerir, descobrir e visitar através da expressão das suas emoções.

So Below III

So Below III é referente ao capítulo III - "Assim no Cosmo" refere-se ao macrocosmo, abrangendo desde estrelas e galáxias até as leis fundamentais do universo, refletindo no microcosmo humano. O inconsciente, na psicologia, contém pensamentos e emoções inacessíveis à consciência, e o inconsciente coletivo de Jung sugere conexões universais. Yin, na filosofia taoísta, representa a tranquilidade contemplativa, semelhante ao inconsciente. Neste capítulo III, há uma revisão meditativa dos temas anteriores, convidando o ouvinte a meditar sobre as emoções, promovendo autoconhecimento e encerramento de ciclos pessoais.

DISCOGRAFIA

VIA

2016

MONTE

2019

SOPHIA DE MELLO BREYNER

2020

ORENDA

2024

FEATURINGS

COVERS